
Os 5 Gladiadores mais famosos da Roma Antiga
Gladiadores foram os mais famosos atletas da Antiga Roma. Suas batalhas na arena atrairam milhares de fãs, incluindo muitas vezes os homens mais importantes de Roma. Tradicionalmente adquiridos como escravos, os gladiadores ganharam milhares de adeptos, presentes caros e podia até mesmo ser conquistar a liberdade se tivessem vitórias suficientes. Abaixo, descrevemos os cinco maiores Gladiadores que conquistaram a fama e glória nas arenas da Roma Antiga.
5.
Carpophorus

Enquanto outros gladiadores nesta lista são conhecidos por seu combate corpo-a-corpo contra outros gladiadores, Carpophorus foi um Bestiario famoso. Estes gladiadores lutavam exclusivamente contra os animais selvagens, e como tal tiveram carreiras com curta duração. Lutando no início do Anfiteatro Flaviano, Carpophorus ficou famoso por derrotar um urso, leão, leopardo em uma única batalha. Em outra batalha naquele dia, ele matou um rinoceronte com uma lança. No total, é dito que ele matou vinte animais selvagens em um dia, levando os fãs e companheiros gladiadores a comparar Carpophorus com o próprio Hércules.
4.
Criso

Crixus, um gladiador gaulês, era o braço direito do número um entrada nesta lista. Ele teve um sucesso notável no ringue, mas se ressentia sua lanista-líder da escola de gladiadores e seu "dono". Então, depois de escapar de sua escola de gladiadores, ele lutou em uma rebelião de escravos, ajudando a derrotar grandes exércitos acumulou pelo Senado romano com relativa facilidade. Depois de uma disputa com o líder rebelião, no entanto, Crixus e seus homens se separou do grupo principal, procurando destruir sul da Itália. Esta manobra desviado as forças militares inimigas do grupo principal, dando-lhes tempo valioso para escapar. Infelizmente, as legiões romanas atingiu Crixus para baixo antes que ele pudesse se vingar das pessoas que o haviam oprimido por tanto tempo.
3.
Flamma

Flamma, foi um escravo sírio que morreu com a idade de trinta anos após ter lutado trinta e quatro vezes com 21 vitórias, 9 empates e ter sido derratado apenas 4 vezes. Mais notavelmente, Flamma foi premiado com o rudis quatro vezes. Quando os rudis é dado a um gladiador, ele é liberado de suas algemas podendo assim viver normalmente entre os cidadãos romanos. Mas Flamma recusou as rudis, optando por continuar lutando.
2.
Cómodo


Famosamente interpretado por Joaquin Phoenix no filme Gladiador 2000, Cómodo foi um imperador que gostava de luta gladiadores o mais rápido possível. Um egocêntrico narcisista, Commodus viu-se como o maior e mais importante homem do mundo. Ele acreditava ser Herculo indo tão longe a ponto de vestir uma pele de leopardo como aquele famoso usado pelo herói mitológico. Mas na arena, geralmente Commodus lutava contra gladiadores que estavam armados com espadas de madeira e abatia animais selvagens que foram presos ou feridos.
Como você pode imaginar, a maioria dos romanos não suportava Cómodo. Suas travessuras na arena eram vistos como desrespeitoso e suas vitórias previsíveis feito para um show pobre. Em alguns casos, ele capturava cidadãos Romanos deficientes e os matava na arena. Como prova de seu narcisismo, Cómodo cobrava um milhão de sestércios para toda a luta que participava embora ele nunca tenha sido exatamente "convidado" para participar na arena. Cómodo foi assassinado em 192 dC, e acredita-se que suas ações como um "gladiador" incentivaram o seu assassinato.
1.
Espártaco

De longe o mais famoso gladiador da história, Espártco era um soldado trácio que tinha sido capturado e vendido como escravo. Lêntulo Batiatus de Capua deve ter reconhecido seu potencial, para que ele comprou ele com a intenção de transformá-lo em um gladiador. Mas a independência feroz de um guerreiro não é facilmente desistido: em 73 aC, Espártaco convenceu setenta de seus companheiros gladiadores, incluindo Crixus a rebelar contra Batiatus. Esta revolta matou o seu proprietário e os gladiadores escaparam às pistas ao lado do Monte Vesúvio.
Enquanto fugia o grupo foram encontrando muitos outros escravos, sendo assim acumularam grandes e poderosos gladiadores. Espártco passou o inverno de 72 aC treinando os escravos recém-libertados em preparação para o que hoje é conhecido como a Terceira Guerra Servil.
Legiões inteiras foram enviados para matar Spartacus, mas estes foram facilmente derrotados pelo espírito de luta e a experiência dos gladiadores.
Em 71 aC, Marco Licínio Crasso juntou 50.000 soldados romanos bem treinados para perseguir e derrotar Espártaco. Crasso encurralou Espártaco no sul da Itália, derrotando seu exército e Espártaco(porém seu corpo nunca foi encontrado). Seis mil de seus soldados foram capturados e crucificado, ao longo da Via Ápia, que liga Cápua até Roma.
Fonte: ListVerse